O que eu aprendi com Piper
Piper é um dos vídeos mais bonitos da Disney Pixar
Piper. O curta da Disney Pixar, que saiu no início de novembro de 2016 me emocionou.
O curta, de 6 minutos, inclui uma jovem ave da espécie dos maçaricos, descobrindo como vencer seu medo da água.
Um grupo de maçaricos busca por alimentos na praia, apressando-se para bicar a areia quando a maré desce e correndo quando as ondas se aproximam. Um jovem é motivado por sua mãe a se juntar ao grupo para começar a se alimentar por conta própria, porém…
Bem, que tal você assistir o curta e se encantar também com o que acontece?
Tire suas próprias conclusões e depois diz se concorda comigo. Estou certo de que você vai ir além do que eu te falar!
Piper pode nos ensinar algumas coisas.
Primeiro que é importante superar nossos medos. Depois, que os pais podem deixar seus filhos aprender com seus próprios erros. Elas podem aprender a se virar!
Aprendemos também que de onde menos esperamos, pode vir uma ajuda, um exemplo, um novo amigo, que nos mostre uma nova perspectiva que pode trazer resultados muito melhores. Mas para chegar lá, é preciso se arriscar! É preciso fazer o que não foi feito antes.
Certamente nos sentimos como Piper no início.
Há o desejo de se manter no ninho, sob a proteção da mãe. Há o medo do desconhecido. Existe a vontade de continuar onde sempre estivemos, recebendo o que sempre recebemos.
Mas isso não nos faz evoluir. Essa atitude não nos leva a descobrir quem potencialmente somos e o que podemos fazer. Desta forma ficamos paralisados em uma área comumente chamada de zona de conforto, que eu prefiro chamar de zona de acomodação, porque verdadeiramente, o conforto já não existe mais ali.
Sentimos fome. Temos novas necessidades. Sentimos que o ninho já não nos comporta. Mas ainda assim, ficamos ali… esperando…
Mas quando você rompe essa acomodação…
Ao romper a zona de acomodação, não deixamos de sentir medo, sabia? Porque o que acontece de verdade é que apenas ampliamos aquela área. Porque vamos continuar, em algum nível sentindo medo. Mas experimentamos também novas sensações. Mais agradáveis, mais alegres, mais motivadoras. E isso fica tão mais forte, tão mais agradável que deixamos o medo de lado. E assim é a vida, ou não é?
É quando expandimos nossa zona de acomodação que somos capazes de expandir igualmente nossas capacidades, e coisas maravilhosas acontecem!
Alan Barillaro, o diretor deste curta, nos convida a aprender com Piper, esse passarinho, e sua mãe um tanto de outras lições. Eu poderia listar mais algumas aqui, mas quero te convidar a participar, expondo o que você conseguiu aprender, além do que eu já disse. Te garanto que há muito mais nesse curta.
Se você nunca comentou uma publicação, agora é hora de expandir suas fronteiras. Comente! 😉
Permita-se. Liberte-se.
#ExperimenteaPAZ
Siga @ExperimenteaPAZ nas Redes
Rogério Peixoto
Professor, a serviço da Educação Emocional. Rogério trabalha com atualização de programas mentais e tem mais de 10 anos de experiência prática cuidando de questões emocionais. Desenvolvedor do Método EaP, já ensinou centenas de pessoas ao redor do mundo. Ele te ensina a liberar e deixar sair traumas emocionais, emoções negativas, medos, fobias, dores físicas e emocionais, para que consiga assim experimentar a paz. Permita-se. Liberte-se. #ExperimenteaPAZ
Muito lindo o curta.
Gostaria de ver a continuação. Me lembrou Fernão Capelo Gaivota.
Quando além de expandir os próprios horizontes a pessoa consegue expressar o ser único que é, ela invariavelmente amplia as possibilidades de todos a sua volta.
Gratidão pelo convite a experiência do filme. Adorei 🤩