O Estresse Pode Contribuir Para Piorar a Sua Dor

O Estresse Pode Contribuir Para Piorar a Sua Dor
O estresse é ruim para você!

O estresse enfraquece seu sistema imunológico. O estresse pode até mesmo contribuir para piorar a sua dor. Toda vez que assistimos ao noticiário, ou abrimos um jornal, parece haver outro fato negativo ou estatística sobre o estresse. Não é de se admirar que além de nos sentirmos estressados sobre diversos problemas em nossas vidas – dor, trabalho, dinheiro, relacionamentos, e muito mais – também nos estressamos por estar estressados.

Mas e se nossas crenças sobre estresse fossem mais prejudiciais que o estresse que sentimos?

Em um estudo, pesquisadores acompanharam 30 mil adultos nos Estados Unidos por um período de 8 anos. Eles começaram o estudo perguntando aos participantes duas perguntas. Primeiro perguntaram: Quanto estresse você experimentou no ano passado? Depois perguntaram: Você acredita que o estresse é prejudicial a sua saúde? Os pesquisadores então acompanharam os cadastros públicos de óbito para ver quem morria nos próximos 8 anos.

Eles descobriram que pessoas que tinham altos níveis de estresse e também acreditavam que o estresse era prejudicial a sua saúde tiveram 43% de risco de morte prematura – um índice significantemente mais alto do que aquelas pessoas que também tinham altos níveis de estresse mas que acreditavam que o estresse era parte normal da vida. Isso poderia significar que o simples fato de acreditar que o estresse não é prejudicial a sua saúde, pode melhorar sua saúde. E essa é uma forma totalmente nova de encarar o estresse!

Passamos muito tempo fazendo do estresse um inimigo

Sim, isso acontece, e esquecemos de notar que todo mundo experimenta estresse. Quantas pessoas você conhece que tem zero estresse em suas vidas? Eu acho que nenhuma. A melhor coisa que você pode fazer é parar de se preocupar sobre o estresse e aceitar que isso é normal e faz parte da vida. O ponto final é que temos que ter cuidado para não empilhar estresse sobre estresse. Se ficamos estressados sobre estar estressados, isso só piora as coisas. Então, sim, vamos buscar reduzir o estresse em nossos corpos e em nossas vidas, e, sim, o estresse tem um efeito significante em nossa fisiologia e dor, mas não vamos adicioná-lo a nossa carga se estressando com isso!

Ainda sobre estresse leia também: Estresse Crônico x Estresse Saudável

Que tal praticar FEFT sobre isso?

Vamos fazer uns Tappings sobre isso. Diga o seguinte, em voz alta, e dê uma nota para o quanto isso é real para você, o quanto você sente isso agora, numa escala de 0-10. “Eu estou estressado por estar estressado!”. Falar essa frase em voz alta é uma ótima maneira de testar quanto isso parece real e o quanto você sente isso! Agora vamos fazer umas rodadas de Tapping sobre isso:

Entre as Sobrancelhas: O estresse faz muito mal a minha saúde.
Lado do Olho: Eu sei que não devo me estressar porque isso é prejudicial a minha saúde.
Embaixo do Olho: Eu busco evitar o estresse porque ele é muito ruim para mim
Ossinho da Clavícula: E às vezes eu me estresso por estar estressado.
S: O estresse pode ser ruim para mim.
LO: Eu tenho que evitar o estresse.
EO: Eu não sei como evitar o estresse.
C: Eu fico estressado só de pensar em encontrar uma forma de evitar isso.
S: Isso também é estressante.
LO: Sentir-se estressado é inevitável.
EO: E isso não é fácil de evitar.
C: Eu não sei como evitar de me sentir estressado.

Agora segure seu pulso.

Respire fundo e solte o ar dizendo PAZ, enquanto ainda segura seu pulso e imagine-se num momento de muita PAZ! Isso…
Agora, observe-se, note como você se sente emocionalmente, e como está a sua dor física. Onde está o seu estresse agora, numa escala de 0-10? Continue o Tapping falando sobre como você se sente mal até que a intensidade baixe para 5 ou menos. Então, você pode prosseguir para as próximas rodadas. Fique à vontade para usar suas próprias palavras, fale aquilo que soa verdadeira para você.

S: E escolho saber que o estresse é administrável.
LO: Eu escolho colocar minha atenção nas coisas sob o meu controle.
EO: Eu facilmente encontro uma maneira de me sentir mais calmo.
C: Não importa o que estiver acontecendo ao meu redor.
S: Eu me acalmo tomando uma respiração profunda.
LO: E decido notar as coisas pelas quais sou grato.
EO: Eu amo saber que posso mudar a maneira como me sinto.
C: Eu posso escolher ficar calmo em qualquer situação.

Segure seu pulso, inspirando profundamente, e solte o ar dizendo PAZ. Agora, repita aquela frase em voz alta: “Eu estou estressado por estar estressado!”. Numa escala de 0-10, quanto isso parece verdadeiro para você agora?

Continue o Tapping

Até que você consiga falar essa frase em voz alta e isso pareça verdade numa intensidade de 3 ou mais baixa.

Você deve depois se interessar em saber sobre Estresse Crônico vs. Estresse Saudável e para isso basta clicar AQUI.

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Experimente a PAZ!

#FEFT
#experimenteapaz

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