É Tudo Psicológico

É Tudo Psicológico
Sim é isso mesmo! É TUDO PSICOLÓGICO!

(E antes de criticar, LEIA tudo para entender o que se passa).

Quem nunca ouviu algumas das seguintes frases?

Você não tem nada, é emocional!
Isso tudo é coisa da sua cabeça!
É tudo psicológico!

Provavelmente você já ouviu ou até mesmo já falou isso para alguém. E quer saber? Eu acredito que seja isso mesmo! Está tudo certo e nada de errado em falar isso, e mais, aceitar, ou não, o fato de que é tudo psicológico, também é psicológico.

Assim como o frio é psicológico, o medo é psicológico, e um monte de outras coisas são psicológicas. Mas vamos lá! Vamos entender coisas importantes sobre as palavras Psicológico, Psicologia e Psique:

PSICOLÓGICO – adjetivo

1- relativo ou pertencente a psicologia
2- pertencente à psique ou aos fenômenos mentais ou emocionais
3- que faz uso da psicologia para atingir um fim
4- em que são mostrados e/ou enfatizados os lados psicológicos do comportamento e das motivações humanas

PSICOLOGIA – substantivo feminino

– é a ciência que estuda o comportamento e as funções mentais.

PSIQUE – substantivo feminino

– alma, espírito, mente (por oposição ao corpo)

O fato de dizermos que algo é psicológico está longe de significar que seja “irreal”, ‘falso”, “imaginário”, que “não exista”.

Estar com um problema psicológico não significa que falta “força de vontade”.

Estar em depressão não significa que a pessoa “quer sofrer”.

Ser portador de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) não significa que para se curar a pessoa deve “simplesmente parar de fazer o que vem fazendo”.

Sofrer com bipolaridade ou com ansiedade não significa que a pessoa “precisa se controlar”.

Sofrer com a fibromialgia não quer dizer que a dor esteja sendo “inventada”, que a fadiga seja “preguiça”, ou que os lapsos de memória sejam “falta de atenção”.

Eu falo isso porque percebo a “fúria” que se ergue de diversas pessoas ao ouvirem ou lerem que tal dor, sensação, emoção, comportamento, etc. seja psicológico. Parece até que estamos xingando a mãe de alguém ao falar isso!

Bom, mas eu sei que você consegue e pode entender de agora em diante os seguintes fatos:

O fato de algo ser gerado na sua mente significa que isso é real para você. É a sua percepção. Não tivesse mente, você não teria razão sobre seus “problemas”;
O fato de algo ser psicológico NÃO significa que a pessoa seja louca;
O fato de você sentir é derivado do que se processa, consciente ou inconscientemente, na sua mente;
Se está na sua mente é real e é psicológico e tem relação com suas emoções, sentimentos e sensações.

Agora vamos parar de mimimi sobre a origem do problema, sobre ser ou deixar de ser psicológico, emocional ou isso ou aquilo. Que tal buscar falar sobre o que pode ser mais útil e verdadeiramente bom para você?

As neurociências estão por aí comprovando a cada dia que tudo existe a partir de nossa criação mental, e isso é real para nós! Então o que te impede de aproveitar essa máquina fantástica que é a sua mente e utilizá-la a seu favor? Conhece-te a ti mesmo. Respeita-te enquanto ser humano e entende o que teu corpo e mente estão querendo te dizer, porque há sempre alguma mensagem a ser interpretada.

E se você buscasse discutir mais soluções do que ficar girando em torno do problema?

E se você começasse a agir diferente do que vem agindo para ter resultados diferentes? Porque ficar nessa discussão sobre o termo “psicológico” é inútil, e você continua aí sentindo o que sente, e vivendo essa vida que vive.

Que tal sair dessa posição, levantar a cabeça, sacudir a poeira, dar a volta por cima e experimentar algo SIMPLES, que NÃO é invasivo, que é INDOLOR, e que pode te trazer resultados extraordinários?

Afinal, está tudo na sua cabeça, queira você ou não!

O que quer que você mantenha em sua mente tende a acontecer na sua vida. Se você continuar a acreditar como sempre acreditou, vai continuar a agir como sempre agiu. Se você continuar a agir como sempre agiu, vai continuar tendo os resultados que sempre teve. Se você quer resultados diferentes na sua vida, ou no seu trabalho, tudo que você tem que fazer é mudar a sua mente!

E talvez você só não saiba como fazer isso ainda. Então aceite meu convite: Conheça a FEFT. Permita-se conhecer primeiro e julgar depois, ou não, e melhorar a qualidade de vida que você vem tendo.

Experimente a PAZ!
Rogério Peixoto

Uma mensagem final para reflexão:

Compartilhe
  • wesley

    Cara vc realmente é a primeira pessoa de milhares que entende e compreende o meu pensamento… esse artigo ajudou muito minha autoestima, já que, sempre se irritam e me chingam quando digo: é tudo psicologico. vlw msm…

    • Opa Wesley! Penso que é importante desmistificar o que há por trás da frase “É tudo psicológico” porque no fundo, é! rsrs
      Grato por seu comentário!
      #experimenteapaz