Névoa Fibro ou Nevoeiro Fibro

Névoa Fibro ou Nevoeiro Fibro
10 maneiras de manter o nevoeiro fibro sob controle

Muitas pessoas sabem sobre a dor física da fibromialgia – Os *pontos de dor, a rigidez e o aumento da dor. No entanto, o efeito que a fibromialgia pode ter sobre a sua memória e capacidade de concentração, conhecido como “névoa fibro” ou “nevoeiro fibro”, não se fala tanto.

Então, o que é a névoa fibro, o que são os sintomas e, mais importante, o que você pode fazer em relação a problemas de memória derivados da fibromialgia?

*Pontos de dor:

Fibromialgia

Clique para ampliar a imagem

O que é a névoa fibro?

Névoa fibro é a sensação de estar em uma névoa. A névoa fibro e sintomas relacionados podem variar desde forma ligeira a extrema. A super estimulação, o estresse, a falta de sono, e certos medicamentos podem fazer com que a névoa fibro piore. Nem todas as pessoas que sofrem com fibromialgia vão experimentar todos esses sintomas, mas a maioria lida com alguma confusão mental e declínio da memória e faculdades mentais. Pesquisas mostram que os problemas cognitivos em pacientes com fibromialgia são reais.

Problemas de memória com a Fibromialgia. Quais são os sintomas?

– Esquecimento
– Dificuldades de memória
– Diminuição do estado de alerta
– Incapacidade de se concentrar / manter o foco
– Julgamento prejudicado
– Confusão
– Falta de concentração
– Diminuição da fluência verbal

O que causa o nevoeiro fibro?

Embora os detalhes sobre o que contribui para o nevoeiro fibro sejam desconhecidos, sabe-se que os sistemas cerebrais envolvidos no processamento de percepção da dor também estão envolvidos na regulação da atenção. Outras condições de dor crônica podem causar prejuízo da cognição também.

E, estresse e ansiedade mudam a maneira como o cérebro processa a informação para formar novas memórias e isso pode ser um fator nos problemas de memória da fibromialgia.

Que mudanças de estilo de vida podem ajudar com problemas de memória?

Aqui estão 10 maneiras de manter o nevoeiro fibro sob controle:

Fibromialgia Névoa Fibro

1 – Evite multitarefas.

Pessoas que sofrem com o nevoeiro fibro acham que seus sintomas pioram se tentam gerenciar muitas tarefas ao mesmo tempo. É melhor escolher uma tarefa, manter o foco sobre ela, e depois passar para a próxima tarefa. Priorize as tarefas e até mesmo os passos de cada tarefa que precisam de sua atenção.

2 – Use listas e lembretes.

Escreva suas tarefas para o dia. Coloque notas post-it em lugares de destaque para refrescar sua memória. Use um calendário ou o alarme em seu relógio, computador ou telefone para manter o controle de compromissos e lembrá-lo quando fazer as coisas. Tente uma lista de aplicações de tarefas como o Evernote.

3 – Mantenha uma rotina.

Para reduzir o esquecimento, mantenha sua vida previsível. Faça as mesmas coisas todos os dias da mesma forma. Por exemplo, sempre coloque suas chaves no mesmo lugar quando você chegar em casa. Se o nevoeiro é mais espesso na parte da manhã, coloque para fora suas roupas na noite anterior.

4 – Determine o seu melhor momento do dia.

A maioria de nós tem melhores e piores momentos do dia. Faça as tarefas que exigem mais concentração e clareza mental durante as horas que você tem mais nitidez. A melhor hora do dia varia de pessoa para pessoa. No entanto, muitos pacientes com fibromialgia preferem as manhãs.

5 – Seja organizada.

Organize a casas e os utensílios domésticos para que eles lhe deem lembretes embutidos. Por exemplo, mantenha os seus medicamentos perto da sua escova de dentes para que você se lembre de usá-los na parte da manhã e quando se prepara para dormir.

6 – Durma melhor.

A qualidade do seu sono pode afetar sua capacidade de pensar com clareza quando acordada. Se você não está dormindo bem, converse com seu médico sobre o que está mantendo você acordada, talvez seja a depressão ou dor. Ou talvez você precise melhorar sua “higiene do sono” – os hábitos que cercam seu ambiente de dormir e horário. Aqui estão algumas maneiras de melhorar o seu sono.

7 – Exercite-se.

Embora possa parecer contraditório, o exercício físico pode realmente reduzir a dor e sensibilidade, de acordo com o jornal Norte Americano “Journal of Physical Activity & Health”. Exercício ajuda a restabelecer o equilíbrio neuroquímico natural do corpo e a aumentar suas endorfinas naturais de “boas sensações”. Isso é útil para quem sofre de fibromialgia e experimenta estresse, ansiedade ou depressão. Um pequeno estudo descobriu que pacientes com fibromialgia que pararam de tomar a medicação e seguiram um programa de condicionamento aeróbico de seis semanas melhoraram tanto a função da memória quanto passaram a sentir menos dor.

8 – Ajuste seus medicamentos.

Certifique-se de tomar seus medicamentos para fibromialgia exatamente como o seu médico recomenda. Alterações na memória e cognição podem ser efeitos colaterais de alguns medicamentos, por isso, avise seu médico se estes sintomas continuam.

9 – Medite.

Praticar a meditação ajuda a reduzir o estresse e melhora a sua capacidade de se concentrar.

10 – Faça Palavras Cruzadas.

Palavras cruzadas, quebra-cabeças lógicos, e outros tipos de jogos assim são mini exercícios para o cérebro. Fazer essas atividades regularmente pode ajudar a afastar o comprometimento cognitivo. Você pode encontrar muitos jogos gratuitos online ou aplicativos para o seu telefone.

Médicos e pacientes deveriam conversar com mais frequência, ou mais profundamente sobre esses problemas. É importante conversar com seu médico sobre a sua própria experiência de problemas de memória ou outras questões cognitivas.

Para saber mais sobre a vida com fibromialgia, leia nosso artigo: Fibromialgia: O que você precisa saber sobre “ela”

Compartilhe nos comentários abaixo a sua experiência com a névoa fibro.

#experimenteapaz
#FEFT

Assista alguns depoimentos de quem superou a Fibromialgia:

Compartilhe

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!