Meditação – O que é isso?

Meditação – O que é isso?

Atualmente a Meditação é cada vez mais noticiada e experimentada por pessoas que buscam uma melhor qualidade de vida. meditação mindfulnessContudo, diante de incontáveis fontes de informação espalhadas por toda parte, é comum perceber as pessoas ainda mais perdidas, sem saber qual caminho seguir. Afinal como você deve praticar a meditação?

A Técnica é um caminho

Bem, quando falamos sobre meditação, grande parte dos artigos e matérias sobre o assunto referem-se a alguma técnica ou exercício de meditação. Mas eu quero que você entenda que a técnica é simplesmente um caminho para se alcançar o estado meditativo. Quando atingimos este estado, aí sim, conseguimos meditar a qualquer momento, em qualquer lugar.

Diferente do que muito se ouve falar, meditar não é cessar os pensamentos. Meditar não é se desligar. Pelo contrário! Ao entrar em estado meditativo ficamos mais intrínsecamente conectados ao nosso corpo, à nossas emoções, sensações e pensamentos. E vamos ainda mais longe, nos conectando diretamente com nossa essencia.

Quando você consegue atingir este estado de meditação, você passa a experimentar uma profunda sensação de paz, clareza e serenidade em sua vida.

Somos Diferentes

meditação #MeditarLibertaSabendo que somos indivíduos diferentes, é possível que uma certa técnica de meditação não promova os mesmos efeitos iniciais igualmente para todas as pessoas. Por exemplo, há quem prefira meditar com música ao invés de praticar em silêncio. Há os que preferem ficar de olhos abertos, enquanto outros preferem fechar os olhos para meditar. E assim por diante, cada um, de sua forma, praticando com perseverança, é capaz de se desenvolver e conseguir sucesso na prática, qualquer que ela seja, em qualquer lugar, a qualquer instante.

Que tal começar de forma simples e rápida participando de um desfaio de 4 semanas sem interrupção, com instruções diárias para seu desenvolvimento?

Participe do Desafio #MeditarLiberta e acostume-se a experimentar a paz.

Agora, respondendo a pergunta inicial:

“Meditação – o que é isso?”

Eu acredito que definir a meditação seja limitar o estado de meditação que cada um de nós é capaz de experimentar.
Mas podemos compreender que Meditação é um estado de presença. Um momento onde você está plenamente em contato com seu corpo, com sua mente, com suas sensações, emoções, pensamentos. E isso te proporciona uma conexão com algo que está além de você. Um estado que as palavras não conseguem descrever. Você precisa experimentar, vivenciar.

meditação Kopi-luwakJá bebeu café Kopi Luwak?

Definir a meditação é como tentar explicar o sabor do café Kopi Luwak para alguém que nunca experimentou esse café. Você precisa vivenciar, experimentar.

E o que geralmente se aprende num curso de meditação?

O que se aprende são técnicas que ajudam as pessoas a treinar esse estado de conexão.

Você aprende a entender melhor como você funciona física, mental e emocionalmente falando. E então começa a ter uma visão mais ampla a respeito do que é bom para você, do que não é bom. Do que te causa estresse, tensão, ansiedade. Do que afeta suas emoções. E então você consegue administrar com mais sabedoria a sua vida de forma geral. Seu relacionamento intrapessoal e por consequência seu relacionamento com as outras pessoas também melhora.Meditação Curso #MeditarLiberta

As técnicas de meditação variam entre aquelas com estímulos cinestésicos, onde envolve movimentos do corpo. Técnicas com estímulo visual, onde a pessoa fica observando alguma imagem. E técnicas com estímulo auditivo, onde existe o som envolvido, onde você pode falar palavras ou frases.

As mais comuns envolvem estar parado prestando atenção à respiração, ao corpo, e a tudo que surgir enquanto se está ali, apenas observando. Evitando o apego ou aversão ao que quer que esteja acontecendo.

O importante é querer começar e manter-se consistente na prática, e os resultados começarão a surgir naturalmente.

Por isso eu insisto em te convidar a participar do Desafio #MeditarLiberta e iniciar um novo ciclo em sua vida!

#MeditarLiberta

Rogério Peixoto
#ExperimenteaPaz
#MeditarLiberta

 

Compartilhe

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!